terça-feira, 30 de novembro de 2010

Métade da gestação...

Obaa cheguei na metade da minha gestação!!!



O bebê está agora engordando e virou uma coisinha meio gosmenta -- uma substância oleosa chamada verniz caseoso ou vérnix cobre todo o corpo dele, a fim de proteger a pele da prolongada submersão no líquido amniótico. Alguns bebês chegam a nascer ainda cobertos por ele.


Estou muito feliz!

Amanhã pela manhã farei meu primeiro ultrason =D

será que amanhã saberei o que bolota é??? oba!!!

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

20 semanas.. tá passando rapidão!



Meu bebê está ganhando peso, e mede agora cerca de 17 centímetros, do alto da cabeça até o bumbum, sem contar as pernas, que costumam ficar bem flexionadas. Uma substância espessa e gordurosa, chamada verniz caseoso ou vérnix, envolve todo o bebê e protege a pele da imersão no líquido amniótico. Essa camada também ajuda no parto normal. O bebê está engolindo mais líquido esta semana, num bom treino para o sistema digestivo. Depois que ele bebe o líquido, o corpo dele absorve a água e transfere o restante para o intestino grosso.

domingo, 28 de novembro de 2010

sábado, 27 de novembro de 2010

Mexeu... =D

Na madrugada do dia 25/11 para o dia 26/11 aproximadamente 4 horas da manhã bolota mexeu pela primeira vez...

Foi mto emocionante, momento único.

Ontem fui no shopping e compramos umas roupinhas, sem contar que minha mãe foi no centro e trouxe um sapatinhoo... meu Deus o primeiro... Bolota já tem várias coisinhas e a vovó mais coruja do mundo...


Estou com 19 semanas e 5 dias... nossa tá passando super rápido... =D


Felizzz.. mto feliz!!!

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Nos SERVIÇOS DE SAÚDE você tem direito a:

• Ser atendida com respeito e dignidade pela equipe de saúde, sem discriminação de cor, raça, orientação sexual, religião, idade ou condição social.

• Aguardar o atendimento em lugares arejados e limpos, tendo à sua disposição água potável e sanitários limpos.

• Um serviço de saúde de qualidade deve atender a gestante chamando-a pelo seu próprio nome, criar alternativas para evitar longas esperas e procurar lhe dar prioridade nas filas.



ISTO TAMBÉM
É QUALIDADE DE ATENÇÃO À SAÚDE. ISTO
TAMBÉM É RECONHECER OS DIREITOS DE CIDADANIA.


Lembre-se: Você paga impostos quando compra ou vende qualquer produto ou serviço.
O dinheiro do seu imposto é utilizado nos serviços públicos. Por isto, você tem direito a atendimento gratuito e de boa qualidade nos hospitais públicos e nos hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS).
Seria bom se fosse assim... =(

Pré- Natal pelo SUS - Uma vergonha!

Será que os direitos da gestante estão sendo cumpridos pelo serviço de saúde pública?


Pelo menos comigo isso não tem acontecido! Estava fazendo o pré natal em Teresina/PI também pelo SUS e estava sendo muito bem atendida, devido problemas pessoais retornei a Palmas/TO no início de novembro, consegui marcar a consulta com o enfermeiro da unidade da 612 Sul para às 7:00 do dia 18/11... sabe o que aconteceu... o enfermeiro não foi trabalhar!!! deixando todas as gestantes esperando por horas na recepção do posto e acredite se quiser, mas, até cachorro andando por lá tinha... um absurso! o melhor de tudo, ninguém avisou que ele não iria trabalhar. Depois de mta luta consegui marcar pra médica que estava atendendo, resumindo cheguei às 7:00 e saí 10:30 da manhã... pelo menos fui atendida...
















quinta-feira, 25 de novembro de 2010

19 semanas =D

O bebê mede por volta de 15 centímetros da cabeça até o bumbum e pesa aproximadamente de 240 gramas.

Já começou a engolir o líquido amniótico, e os rins continuam produzindo urina. O cabelo está começando a aparecer.

O desenvolvimento sensorial chega ao auge esta semana. Os neurônios ligados a cada um dos sentidos -- paladar, olfato, audição, visão e tato -- estão se desenvolvendo em suas áreas específicas do cérebro.

A produção de células nervosas diminui, e as células já existentes aumentam de tamanho e formam conexões mais complexas. Se você está esperando uma menina, ela tem mais ou menos 6 milhões de óvulos nos ovários. Quando nascer, esse número terá diminuído para por volta de 1 milhão.

Cheguei à metade da gestação! Agora que estou entrando na 20a semana, meu útero chega até o umbigo, e deve crescer cerca de um centímetro por semana.
Fonte: Baby Center

Tempo de Gestação

 Ticker